domingo, 26 de dezembro de 2010

Resiliência e esporte

Será que existe alguma relação entre resiliência e o esporte de alto rendimento?
Sabemos que a resiliência é caracterizada por ser uma habilidade de adaptação a um estresse agudo, psicológico, fisiológico e biológico, sendo muito estudada para a recuperação de indivíduos que sofreram de algum tipo de transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). Se nos basearmos em algumas hipóteses levantadas na literatura como, por exemplo, a da Kelly Lambert (2006) podemos ver uma relação entre ansiedade, esforço físico e resiliência. Essa hipótese se apresenta da seguinte maneira: o esforço físico pode aumentar a ativação de um sistema de recompensa e diminuir a ansiedade do indivíduo para a realização de uma determinada tarefa, consequentemente, se tem um aumento de sensações e pensamentos positivos desenvolvendo uma proteção contra o desencadeamento de possíveis desordens mentais, estabelecidas através da existência de um conjunto de fatores resilientes. A partir daí podemos começar a desenvolver inúmeras hipóteses. Contudo, será que conseguimos ter essa resposta com qualquer intensidade e tipo de esforço e exercício físico?
 Bem, começamos a investigar se ex-atletas de alto rendimento possuem maior resiliência que indivíduos não atletas por acreditarmos que a rotina de treinamentos e competições sejam um grande conjunto estressor na vida dessas pessoas. Logo, nosso estudo achou resultados expressivamente positivos! Apesar de não sabermos ainda se essa resiliência elevada em comparação a não atletas é genética/inata, ou adquirida através da vivência esportiva estamos investigando também outros fatores para trazermos mais novidades sobre o assunto. Até a próxima e muita resiliência!

Thais Cevada

Exercício físico e hormônios

Olá pessoal, meu nome é Helena Moraes, sou doutoranda em saúde mental no Instituto de psiquiatria da UFRJ e trabalho no LANEX. Vou falar um pouquinho do projeto que desenvolvo no LANEX. O objetivo do meu projeto é investigar o efeito de 3 meses de exercício aeróbio, com intensidade de 80% VO2 máximo, em idosos com depressão, Alzheimer e Parkinson nos níveis salivares dos hormônios dehidroepiandrosterona (DHEA) e cortisol. Nós acreditamos que o exercício pode regular o eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (HPA) que encontra-se desregulado nesse tipo de população. Os estudos apontam que esses indivíduos podem apresentar níveis basais desses hormônios aumentados. O exercício físico poderia regular esse eixo devido a transformações no número e na sensibilidade de receptores específicos responsáveis pelo feedback negativo do eixo HPA. Além disso, estudos com animais mostram que o exercício físico pode minimizar a atrofia hipocampal, através do processo de neurogênese. O hipocampo atua no eixo HPA, reduzindo a atividade do eixo. Com a atrofia pode haver uma alteração no número de receptores e no balanço do número de receptores mineralocorticóide e glicocorticóide. Com isso, a nossa hipótese é que o treinamento com exercício reduz os níveis salivares basais de cortisol e DHEA em idosos com Depressão, Alzheimer e Parkinson.
Esse projeto conta com a colaboração do Laboratório Integrado de Pesquisa sobre o Estresse (LINPES) e é financiado pela FAPERJ e pelo INCT.

domingo, 19 de dezembro de 2010

Resiliência

Nesta segunda (20/12) acontecerá o último seminário do ano de 2010 do Laboratório de Neurociência do Exercício. O seminário será realizado na UFRJ, Campus Praia Vermelha, no Auditório do Centro de Doença de Alzheimer do Instituto de Psiquiatria (CDA/IPUB), às 14h. Serão apresentados os Congressos, publicações e principais resultados do LaNEx no ano de 2010. Entre os temas abordados, serão discutidos:
Esporte e Resiliência
Dupla Tarefa
Exercício e Depressão
Exercício e Doença de Alzheimer
Exercício e Parkinson
Neuropsicologia das doenças mentais
Efeito agudo do exercício no humor e na atividade eletroencefalográfica

O Laboratório de Neurociência do Exercício deseja a todos um Feliz Natal e muita Resiliência. Acreditamos que o que é feito hoje, ecoa na eternidade. Convidamos a uma reflexão sobre 2010, no conhecido vídeo motivacional http://www.youtube.com/watch?v=QZidrf1nfDs.
 Feliz 2011! 

domingo, 12 de dezembro de 2010

Ginástica Olímpica e Saúde Mental

O trabalho do professor de Educação Física Rodrigo Brívio é mais um exemplo do efeito do exercício físico na Saúde Mental. Ele utiliza técnicas de ginástica olímpica para contribuir no tratamento de crianças autistas.
Parabéns, Prof. Rodrigo! O Laboratório de Neurociência do Exercicio acredita que o exercício físico é o melhor caminho para atingir a saúde mental e apóia e parabeniza todas as iniciativas neste sentido. Parabéns pelo belo trabalho e pela coragem de investir neste campo pioneiro e promissor.
Os interessados neste trabalho, visitem o link:


 

sábado, 11 de dezembro de 2010

Cursos de férias: Exercício físico, saúde mental e envelhecimento

A UNISUAM promove curso de férias sobre o Efeito do Exercício Físico no Envelhecimento e na Saúde Mental. Os dois cursos serão ministrados pela professora Ms Helena Moraes, doutoranda do Laboratório de Neuropsiquiatria Geriátrica da UFRJ e integrante da equipe do Laboratório de Neurociência do Exercício (LaNEx). Os cursos acontecem aos sábados e o valor do investimento é R$25,00. 
Vejam as informações abaixo.

Os interessados no assunto devem visitar o site http://www.unisuam.edu.br/hotsite/cap/saude.php

Curso: Exercício físico e envelhicmento saudávell
Curso proponente: Licenciatura Plena em Educação Física
Local: UNISUAM-RJ-Bonsucesso
Objetivo do curso: Fornecer informações científicas sobre o efeito do exercício físico para idosos e, assim, tornar apto o profissional de educação física para melhor planejar sua atuação nessa área.
Período de Realização: De 08/01/2011 13:00:00 até 29/01/2011 16:45:00
Professor: Ms Helena Sales de Moraes( Professor )

Curso: Exercício físico e saúde mental
Curso proponente: Licenciatura Plena em Educação Física
Local: UNISUAM-RJ-Bonsucesso
Objetivo do curso: Fornecer informações científicas sobre o efeito do exercício físico na saúde mental e, assim, tornar apto o profissional de educação física e fisioterapia a a atuarem nessa área.
Período de Realização: De 08/01/2011 08:00:00 até 29/01/2011 12:00:00
Professor: Ms Helena Sales de Moraes( Professor )

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Seleção de Mestrado UGF

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo para os cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação Física da Universidade Gama Filho. Para maiores informações acesse o link de favoritos PPGEF/UGF

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Seminário de final de ano do LaNEx

                                                                                                                                                                                  







No próximo dia 20 de dezembro (14h) o LaNEx realizará seu seminário de final de ano no Campus Praia Vermelha (IPUB/UFRJ). Serão apresentadas as linhas de pesquisa do grupo, as publicações de 2010, os resultados preliminares e as projeções para 2011.
Os interessados em participar do grupo de pesquisa devem enviar um email para lanexugf@gmail.com

sábado, 4 de dezembro de 2010

Aniversariantes do mês

O LaNEx fora do laboratório

Os aniversariantes: Alessandro, Adriana, Paulo, Renata e Helena















Parabéns Alessandro, Adriana, Paulo, Renata e Helena. O LaNEx deseja a todos saúde, disposição e muita resiliência!!!   

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

O LaNEx no SIAFIS: a cafeína pode retardar a fadiga?

No mês de novembro, o LaNEx participou do XIV Simpósio Internacional de Atividades Física do RJ (SIAFIS). Além do poster sobre o efeito agudo da Flexibilidade no humor e no EEG, a profa Andréa Deslandes ministrou a palestra sobre o efeito da cafeína na fadiga. Questões como o efeito da cafeína como antagonista de adenosina no cérebro foram discutidas. Se você tiver interesse em receber a apresentação do congresso ou artigos relacionados ao assunto mande um email para o LaNEx.