Olá, meu nome é Bruno Macedo da Costa, sou aluno de Bacharelado em Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e aluno de iniciação científica do Laboratório de Neurociência do Exercício (LaNEx), bolsista FAPERJ. Participo do grupo desde Outubro de 2009 e estou envolvido em um estudo sobre o efeito agudo do exercício de endurance na atividade elétrica cortical, função comportamental e cognitiva de jovens saudáveis. Participo também de outro estudo que tem por objetivo analisar o efeito de uma sessão aguda de alongamento na atividade elétrica cortical, humor e ansiedade de Jovens Saudáveis.
No seminário do dia 04/02/2011 apresentei o artigo, Predicting affective responses to exercise using resting EEG frontal asymmetry: Does intensity matter? foi publicado na Biological Psychology por Eric E.Hall e colaboradores em 2010.
O exercício promove a saúde e a qualidade de vida, entretanto 50% das pessoas abandonam o programa de exercícios nos primeiros 3 a 6 meses. Este estudo teve como objetivos investigar se o estado afetivo e a assimetria frontal poderiam predizer a intensidade do exercício e saber qual dos modelos de assimetria (Harmon Jones x Davidson) poderia explicar melhor a predição da intensidade. Os sujeitos realizaram intensidades abaixo, acima, no limiar ventilatório (VT), e foram avaliados através do EEG e de uma escala de afeto. Após a intervenção, os sujeitos que apresentaram uma maior atividade frontal esquerda pré exercício responderam melhor. A intensidade abaixo do VT obteve as melhores respostas na escala de afeto, apesar de não terem sido significativas. De acordo com os resultados obtidos, os autores sugerem o modelo de Harmon Jones como o mais apropriado. O LaNEx busca esclarecer estas lacunas existentes na literatura através de seus projetos de pesquisa. Qualquer dúvida pode ser esclarecida pelo e-mail do laboratório lanexugf@gmail.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário