terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Seminários LaNEx - 11/02/2011

Olá meu nome é Natacha Alves de Oliveira, sou fisioterapeuta e aluna do estágio probatório para o mestrado. No seminário do dia 11 de fevereiro de 2011, apresentei o artigo “Cardiac vagal control in the severity and course of depression: The importance of symptomatic heterogeneity” de Jonathan Rottenberg, Andrea S. Chambers, John J.B. Allen, Rachel Manber publicado em 2007 pela revista Journal of  Affective Disorders.
Tomando por base a Teoria Polivagal do Dr. Stephen W. Porges, que leva em consideração as transições filogenéticas do sistema nervoso autônomo dos vertebrados (Porges, 1995) e nas observações da arritmia sinusal respiratória, que são oscilações da frequência cardíaca durante o ciclo respiratório.
Os objetivos do artigo foram correlacionar a arritmia sinusal respiratória com a gravidade da depressão e o objetivo secundário era relacionar sintomas específicos da depressão (choro, tristeza, insônia e suicídio) com o controle vagal cardíaco (CVC). 
O CVC é um importante marcador fisiológico e está relacionado com a regulação da emoção. Pesquisas apontam que o baixo CVC seria um preditor de doenças cardiovasculares e um fator de risco para adultos com transtornos psiquiátricos, como por exemplo, o transtorno depressivo maior. 
A mensuração da arritmia sinusal respiratória foi feita através da avaliação eletrocardiológica no repouso. Em indivíduos submetidos à 16 semanas de tratamento com acupuntura. Na análise primária, os autores não encontraram correlação entre arritmia sinusal respiratória e a gravidade da depressão. Como objetivo secundário, os autores verificaram uma relação inversa entre insônia tardia e controle vagal cardíaco e uma fraca
relação com os demais sintomas. Ou seja, quanto menor o controle vagal cardíaco, maior a insônia tardia.
Os autores também apontaram direções para futuras pesquisas como, por exemplo, o fato do CVC ser um sistema dinâmico e para isto a avaliação apenas no repouso seria insuficiente para mensuração e análise do mesmo.
Nosso laboratório começou a desenvolver pesquisas nesta área a fim de esclarecer algumas dúvidas sobre o tema.

3 comentários:

  1. Muito me interessa esse tema relacionando atividade x alterações circulatórias x acupuntura
    Gostaria de saber da possibilidade de vir a ter contato com o grupo envolvido na pesquisa.
    Sergio Guilhon

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Sérgio.
    Nosso grupo começará a investigar a relação entre sistema nervoso autonônomo, depressão e respostas eletroencefalográficas. Posteriormente haverá uma nova linha de pesquisa que irá avaliar a os efeitos do treinamento aeróbico no SNA. Se quiser, me envie seu e-mail que posso enviar o artigo que apresentei. Este grupo de autores já publicaram outros artigos relacionandos ao tema e efeitos da acupuntura.

    ResponderExcluir